- Janeiro 2, 2025
Prefeitura de Ituiutaba e Bombeiros coordenam força-tarefa para minimizar impactos de forte chuva
![Prefeitura de Ituiutaba e Bombeiros coordenam força-tarefa para minimizar impactos de forte chuva](https://trianguloconnect.com.br/wp-content/uploads/2025/01/471806504_9345648212114695_7873000946589431407_n.png)
ITUIUTABA – Mais de 30 ocorrências foram registradas desde a noite da última quarta-feira, dia 1º
Na noite da última quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu Ituiutaba, causando alagamentos, quedas de árvores e danos em diversos pontos da cidade. A Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com o Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros, mobilizou imediatamente uma força-tarefa para responder às situações de emergência e garantir a segurança da população.
Participam da operação equipes das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Trânsito, Transportes e Mobilidade, da Superintendência de Água e Esgotos (SAE), da Defesa Civil e da Polícia Militar, além do apoio técnico da CEMIG.
Ainda na noite de ontem, dia 1º, a prefeita Leandra Guedes acompanhou as ações realizadas ao lado da secretária de Obras e Serviços Urbanos, Letícia Fernandes.
Desde o início das chuvas, por volta das 19 horas, até a manhã do dia 2 de janeiro, mais de 30 ocorrências foram registradas. Ações prioritárias envolveram o resgate de vítimas ilhadas, a remoção de árvores caídas e o suporte a motoristas cujos veículos foram arrastados pela enxurrada. Felizmente, não houve registro de vítimas relacionadas aos atendimentos.
Na manhã desta quinta-feira, 2, a força-tarefa identificou um aumento no número de árvores caídas, especialmente nos canteiros das Avenidas Minas Gerais e José João Dib, além de danos em áreas privadas, com casas e veículos atingidos. Na Avenida José João Dib, um trecho da pista de caminhada foi isolado devido ao desterroamento, e o asfalto foi comprometido em diversos pontos devido ao alto volume de água.
A queda de árvores sobre a fiação elétrica foi um dos principais desafios enfrentados pelas equipes. Nessas situações, a CEMIG foi acionada para realizar inspeções e garantir a segurança antes que as árvores fossem removidas. Além disso, houve preocupação com o deslocamento de taludes em áreas de risco, levando à realização de vistorias e à avaliação da necessidade de evacuação de moradores.