• Janeiro 31, 2025

LIRAA APONTA ALTO RISCO DE PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES DE PREVENÇÃO

LIRAA APONTA ALTO RISCO DE PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES DE PREVENÇÃO

ITUIUTABA – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ituiutaba realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) entre os dias 20 e 24 de janeiro, com o objetivo de monitorar a proliferação do mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. O resultado do levantamento apontou que o município está em Alto Risco para a proliferação do Aedes aegypti.

O Índice de Infestação Predial (IIP) para o Aedes aegypti foi de 5,9%, bem acima do índice preconizado de 1%. O resultado alerta para a necessidade urgente de ações de controle e prevenção, já que a presença do mosquito pode representar sérios riscos à saúde da população.

Com base nos resultados do LIRAa, a Secretaria de Saúde iniciou duas ações prioritárias:

Educação em saúde: A presença de focos dentro de imóveis demanda um trabalho contínuo de conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.

Mutirão de limpeza: A presença de focos em lixo doméstico nos quintais destaca a importância de ações de limpeza em toda a cidade.

Depósitos predominantes

O levantamento também identificou os principais depósitos de água que favorecem a proliferação do mosquito. Os focos foram encontrados principalmente em:

  • B: Vasos e frascos com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo de refrigeradores, bebedouros, pequenas fontes ornamentais.
  • C: Calhas, ralos, sanitários em desuso, tanques em obras ou borracharias, máquinas e equipamentos em pátios, piscinas e fontes ornamentais, floreiras em cemitérios, cacos de vidro em muros.
  • D2: Lixo (recipientes plásticos, latas), sucatas em pátios e ferros-velhos, entulhos.

Recomendações

A Prefeitura de Ituiutaba reforça que a colaboração de cada cidadão é fundamental para o combate à proliferação do mosquito:

  • Elimine focos de água parada: Verifique regularmente vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água. Mantenha-os bem vedados ou, se não forem utilizados, descarte-os corretamente.
  • Limpeza de terrenos e quintais: Evite deixar lixo ou entulho acumulado, pois pode ser um local propício para o acúmulo de água e, consequentemente, a criação de mosquitos.
  • Cuide de calhas e ralos: Mantenha calhas limpas e sem acúmulo de folhas e sujeira. Ralos de pias e lavatórios também devem ser verificados e limpos frequentemente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *